CONHEÇAM O PERCURSO

O projeto do livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO também faz parte de um processo, neste post detalhes da jornada

Nas incontáveis vezes que amigos me perguntam: “Quando vai sair o seu livro?” Gosto de falar que, mais do que a pressa de lançar, o importante é o preciosismo de fazer bem feito, com a qualidade que uma empreitada desta envergadura merece.

Meu envolvimento com o jornalismo de surf data dos anos 1980, quando passei a coordenar um breve programa que passava na TV Bandeirantes (Surf Special), o que acabou culminando com um convite para ser editor da Fluir. Na década de 1990 passei a dirigir a redação da revista Hardcore e desde que saí de lá, no início dos anos 2000, a ideia de fazer um livro abrangente, que contasse essa história, começou a ser concebido em minha mente.

A IDEIA INICIAL ERA PRODUZIR UM LIVRO ÚNICO DE CAPA DURA COM 420 PÁGINAS

Entre os anos de 2010 a 2012 trabalhei em tempo integral me dedicando ao marketing da marca HD (uma das apoiadoras do projeto de pesquisa para o lançamento do livro), que havia sido adquirida pelo Grupo Eixo. Quando saí de lá decidi que era o momento de focalizar minha atenção e força de trabalho para concretizar o livro. Nos anos de 2013 e 2014 o projeto original tramitou dento da lei federal – Rouanet. Várias exigências foram atendidas, porém o projeto acabou não sendo contemplado. Ao lado de meus produtores culturais, decidimos dar entrada pelo ProacSP – Programa de Ação Cultural Estadual, lastreado pelos recolhimentos de ICMS dentro do Estado de São Paulo. Também foi decidido dividir o projeto em 5 VOLUMES, de forma que os valores do custo se adaptassem às verbas da Secretaria da Cultura para livros. Finalmente aprovado em fevereiro de 2017, partimos para a captação e viabilizamos o primeiro dos cinco livros com apoio das marcas Bayard Esportes, Resil e Osklen. O Volume 2 abrirá para captação de recursos a partir do início de 2019 e convidamos novos parceiros e apoiadores a participar.

ESTUDO DA BOX QUE VIRÁ COM OS 5 VOLUMES EM 2020, ARTE DE FERNANDO MESQUITA

Os livros poderão ser comprados individualmente, ou a coleção completa. Além das informações contidas nas 660 páginas da obra completa, com o Volume 5 trazendo destaques da participação brasileira nas Olimpíadas do Japão, este Blog – Histórias do Surf é considerado uma fonte de consultas que faz parte do projeto e anda em paralelo com o lançamento dos livros. Aqui no blog é possível encontrar informações detalhadas de incríveis passagens do surf brasileiro, capturadas em entrevistas que venho realizando desde 2012.

Veja um exemplo no antigo blog do livro: https://surfdragonblog.blogspot.com/2017/01/entrevistas-selecionadas.html

One thought on “CONHEÇAM O PERCURSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *