O projeto A Grande História do Surf Brasileiro tem como objetivo inicial a publicação de 5 volumes, de 132 páginas cada, totalizando uma obra de 660 páginas.

A previsão de lançamento destes livros é entre 2019 e 2020, sendo o Volume 1 no primeiro semestre de 2019 e o Volume 5 após as Olimpíadas do Japão.
O projeto ainda prevê a edição de volumes, 6, 7… Na medida em que novos capítulos sejam escritos ao longo da próxima década.

ESTUDO GRÁFICO DO DIRETOR DE ARTE FERNANDO MESQUITA PARA A CAPA DO VOLUME 1
E A BOX (CAIXA) PARA OS 5 VOLUMES

Além dos livros, o projeto anda em paralelo com o blog: Histórias do Surf, que já conta com 100 postagens publicadas e continuará ativo, apresentando muitas informações históricas adicionais.

Nos planos futuros também está a realização de um campeonato comemorativo, convidando todos os protagonistas desta A Grande História do Surf Brasileiro, a ser realizado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, palco do primeiro grande Festival Nacional de Surf, equidistante entre os dois grandes centros urbanos do país.

Também, na próxima década, dentro deste espírito do livro e contemplado por Projeto Cultural fica lançado o embrião da pesquisa para concretização de um filme de longa metragem que retrate em forma de documentário para as salas de cinema A Grande História do Surf Brasileiro.

Acompanhe todos os desdobramentos através deste site e sua barra de menu no topo.

Conceito

Os livros estão credenciados como Projeto Cultural no PROAC – ICMS (SP), com aportes através de empresas que recolhem este tributo dentro do Estado de São Paulo.

http://proac-icms.cultura.sp.gov.br/ConsultaPublica/Create
Código do Projeto: 21390 (para o VOL. 1 de 5)

O objetivo principal é deixar um registro de toda a história do surf no Brasil, desde as primeiras pranchas que foram produzidas em nosso país, o processo de alquimia na produção destes primeiros artefatos, os primeiros campeonatos, eventos que marcaram a evolução do esporte no país, os pioneiros que desbravaram nossa costa e se lançaram para buscar ondas perfeitas, não só no Brasil, mas ao redor do planeta, evoluindo, se aprimorando até a geração de surfistas vencedores, os melhores do mundo na atualidade. Tudo isso ilustrado com as melhores imagens de fotógrafos especializados e também de arquivos pessoais e o trabalho de artistas com mapas e ilustrações.

MONTAGEM DE IMAGENS COMPILADA POR WADY MANSUR PARA O EVENTO LENDAS DO ARPOADOR REALIZADO EM 2009

O autor

Reinaldo Andraus, surfista desde os anos 1960 e formado pela Getúlio Vargas de São Paulo, pós-graduado na FAAP, trabalhou como editor das principais revistas de surf do país. Dedica-se a este projeto desde o início desta década de 2010. Está entrevistando os maiores conhecedores da história do esporte de norte a sul do país.

Para perfil completo do autor, clique aqui: http://reidragao.wixsite.com/hsurfbr/projects-ca4p

FOTO EM HONOLUA BAY – MAUI POR KLAUS MITTELDORF. PRANCHA GUARUJÁ, POR SILVIA WINIK. TROFÉU MELHOR COBERTURA DA ASP PELA FLUIR POR KIKO CARVALHO

SURFANDO NA PRAIA DO TOMBO NO GUARUJÁ. FOTO DE FERNANDO BRONZEDO

Equipe

Fernando Mesquita

Direção de arte e Projeto gráfico

Fundador das revistas Fluir e AlmaSurf. Publicitário premiado em Cannes (Leão de Ouro), NY, Londres e Brasil. Artista plástico, designer, fotógrafo. Fernando Mesquita trafega com intimidade autoral por diversas vertentes das artes. Do mar, passou a vida surfando em cores, antes ainda na infância flertava com tintas, telas, pincéis, cavaletes. Aos 16 já estava em uma grande agência de propaganda. “Meu 1º salário, comprei minha 1ª prancha, nunca mais parei de surfar, nem de pintar.” Fernando é um privilegiado, afinal, poucos são aqueles que podem enxergar com seus próprios olhos! Desde sempre artista/naturalista. Domina técnicas do óleo, à escultura, ao digital.

Alberto Alves

Publisher

Coordenando as editoras ABook, Ânima e NeoÂnima lançou dezenas de livros. Editor, fotógrafo, videomaker, curador e músico, seus trabalhos foram publicados nas principais revistas nacionais e internacionais, como Der Spigel, National Geographic, Isto É, Playboy, entre outras. Com mais de dez Livros de fotografia publicados. Suas fotos percorreram o país em mostras individuais. Como videomaker, destacou-se pela técnica de filmagens aquáticas, e dirigiu três documentários. Eleito um dos 10 melhores fotógrafos brasileiros de natureza, Prêmio Abril-Kodak, e finalista do A nova geração da Arte brasileira, evento paralelo a Bienal de São Paulo.

A equipe ainda contará com o acervo dos principais fotógrafos especializados em surf
Bancos de imagens de jornais e revistas; arquivos pessoais das famílias pioneiras.

Artistas reconhecidos trabalhando com elementos gráficos, quadros e mapas especialmente preparados para o projeto:

Tom Veiga

Vinhetas

Hilton Alves

Quadros surreais

Carlos Carpinelli

Mapas do Sul

ALEX GUTENBERG

Revisor de conteúdo e convidado para escrever prefácio no volume 1

Autor do livro A História do Surf no Brasil – 50 Anos de Aventura, publicado pela revista Fluir (Editora Azul) em 1989.

Formado em jornalismo e propaganda na USP, pós-graduado nos EUA na UCLA em cinema e TV, participou de 4 Copas, 4 Olimpíadas, diretor de documentários e aventureiro, esteve em mais de 80 países, se enfiou em duas guerras.

SEMPER FI

Proponente

Ricardo Michael Romano

Consultoria Jurídica

(11) 98211-0822

Rodrigo Padin

Produção do site

Edinho Tibiriçá

Redes sociais e mídias alternativas

Fábio Maradei

Assessoria de imprensa

Marcelo Almeida

Contato Comercial

proa.meida@gmail.com
(11) 99134-8522